sábado, 15 de novembro de 2008

ARTISTAS PORTUGUESES - FAUSTO BORDALO

FAUSTO BORDALO - Carlos Fausto Bordalo Gomes Dias , ou melhor: FAUSTO BORDALO - (biografia resumida) - Cantor, compositor e arranjor português. Nasceu a 26 de Novembro de 1948, no meio do Oceano Atlântico, entre Portugal e Angola, a bordo de um navio. Os seus primeiro 20 anos de vida são repartidos entre África e a Europa, mas é na antiga colónia portuguesa que passa grande parte da infância e adolescência. A sua aprendizagem musical inicia-se a partir de ritmos africanos que lhe foram transmitidos por um colega de escola no Huambo. Embora a cultura africana tenha sido um pilar na educação de Fausto, os valores da cultura portuguesa, sobretudo os da Beira Baixa (de onde a sua família é natural) estiveram sempre presentes na sua vida.Musicalmente, Fausto considera-se um herdeiro fiel de músicos como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira ou Edmundo Bettencourt, no trabalho de renovação da música tradicional portuguesa.Em 1968 mantém contato com José Afonso e aprofunda seus conhecimentos e ligações às raizes tradicionais da música portuguesa.Recebe o Prêmio Revelação em 1969 pela Rádio Renascença.Na década de 70 vive de forma discreta e clandestina em virtude do não comparecimento no quartel para o qual havia sido convocado. É considerado refratátrio.Após o 25 de Abril, segue-se um período de grande actividade política e cultural, com milhares de espectáculos por todo o país. Desenvolve atividade musical de arranjador e produtor de outros artistas. A temática da diáspora e dos Descobrimentos passa a ocupar um espaço essencial em seu trabalho musical.Passa por períodos de silêncio. Em 1996, lança a dupla colectânea "Atrás Dos Tempos Vêm Tempos", que inclui 27 canções suas, agora regravadas, e que chega a Disco de Ouro por vendas superiores a 20 mil cópias. Em 2003 lança A Ópera mágica do cantor maldito. (informações extraídas de forma reduzida do site http://fausto.blogtok.com).
Discofrafia de Fausto Bordalo:Fausto (1970) /Pró que der e vier (1974) /Beco com saída (1975) /Madrugada dos trapeiros (1977) /Histórias de viajeiros (1979) / Por este rio acima (1982) / O Despertar dos alquimistas (1985) Para além das cordilheiras (1987) / A preto e branco (1988) Crónicas da terra ardente (1994) / A Ópera mágica do cantor maldito (2003)



Ouça abaixo trechos da música de Fausto Bordalo, nos excertos das músicas:Um Breve Bilhete Apenas (2003 - disco: A Ópera Mágica do Cantor Maldito) / O que a vida me deu (1982 - disco:Por este rio acima) / Por este rio acima - (1982 - disco:Por este rio acima) / Uma cantiga de desemprego ( 1996 - disco: Atrás dos tempos...)



Nenhum comentário: