domingo, 14 de dezembro de 2008

CEUMAR

Ceumar Coelho - CEUMAR . Nascida na região da Serra da Mantiqueira, em Itanhandu, no sul de Minas Gerais, em 19 de abril de 1969. De família ligada à música, aos 18 anos Ceumar foi para Belo Horizonte estudar violão clássico e canto na Fundação de Educação Artística. Em 1995, transferiu-se para São Paulo. Seu primeiro CD, Dindinha, saiu em 2000, produzido por Zeca Baleiro, que também assinou a canção que deu nome disco. No segundo, Sempre Viva, Ceumar estreou como produtora, arranjadora e compositora, ao lado da poeta Alice Ruiz, em "Avesso", e de Chico César e Tata Fernandes, em "Boca da Noite". A cantora tem se apresentado em turnês e projetos internacionais na Holanda ao lado do pianista jazzista Mike del Ferro. Como compositora, escreveu para a peça teatral do ator Gero Camilo, Canções de Invento, que traz referências a violeiros do nordeste como Xangai e Vital Farias e mistura poesia, teatro e música popular. Compôs também para Mônica Salmaso e para os dois álbuns do cantor Rubi. (http://pt.wikipedia.org/)

A mineira CEUMAR canta, compõe, toca violão, faz arranjos, cria a sua própria música desde 95, ano em que chega a São Paulo. Conduz com desenvoltura carreira independente, produz seus discos, participa ativamente de projetos coletivos e variados no Brasil e no exterior. DINDINHA é seu disco de estréia, lançado em 2000. Produzido por Zeca Baleiro , com auxílio luxuoso de diversos instrumentistas, o cd apresenta composições tradicionais de Luiz Gonzaga e Sinhô com inéditas de Chico César, Itamar Assumpção e Zeca Baleiro. SEMPREVIVA! é o 2º disco – 2003, onde Ceumar assina a produção musical e arranjos além de se apresentar como compositora em parcerias com Alice Ruiz - poeta paranaense - Tata Fernandes e Chico César , entre canções inéditas de Péri, Kléber Albuquerque e Gero Camilo. ACHOU! é o 3º cd em parceria com o compositor e violonista DANTE OZZETTI e foi lançado em 2006 pela gravadora MCD. Mostra parcerias de Dante com letristas convidados: Luiz Tatit, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Chico César, Kléber Albuquerque e Alzira Espíndola. Gravado ao vivo em estúdio após meses de ensaio, conta com uma banda afinada: Sérgio Reze, Dú Moreira, Milton Mori, Webster Santos e tem ainda Bocato nos trombones. Fora do Brasil tem obras lançadas em coletâneas dos selos Nascente e Putumayo (Music from the Coffee Lands II) distribuídas por países da Europa e EUA.Nos últimos 5 anos fez shows em Curitiba (Paiol, Guairinha), Itajaí – SC (Festival de Inverno), Porto Alegre (Santander Cultural) , Campinas , Rio de Janeiro (projeto Novo Canto, projeto Bolsa Nova), Belém (SESC DOCA), São Luís (Circo da Cidade), Ceará (BNB Clube de Fortaleza e SESC Crato), Brasília (CCBB, Feitiço Mineiro) , Belo Horizonte (TIM Mov. Perc –2005) além de atuar em São Paulo - capital e interior. Em 2005 participou do Projeto Pixinguinha percorrendo 8 cidades do Norte/Centro do Brasil.Também esteve presente no Festival Cultura pela TV Cultura, com a música ACHOU! Desde 2006 realiza um trabalho musical com o pianista holandês Mike Del Ferro. Em outubro de 2006 fez com ele e seu trio 7 shows na Holanda e também na Bélgica. Em abril deste ano o grupo se apresentou no Concertgebouw, um importante teatro em Amsterdam. Com Dante Ozzetti e grupo esteve no México e em setembro de 2007 participa do Festival de La Musica Viva de VIC – BARCELONA. Ainda em 2007, participou do Festival Internacional da Lusofonia “Cantos na Maré”, em Pontevedra-Galícia. Em 2008, já realizou uma turnê de nove apresentações do show Achou! no SESC SP ao lado de Dante Ozzetti e banda. Em maio de 2008, está programada uma temporada de quatro apresentações no Teatro da FECAP SP para a gravação do seu disco inédito somente com canções compostas por ela ou em parcerias com grandes e novos nomes da MPB. (http://www.circusproducoes.com.br/)

Ouça Ceumar, nos excertos das músicas: Banzo (Itamar Assunção)1999 / Alto Mar (com Dante Ozzetti) (2006)(Dante Ozzetti e Luiz Tatit ) / Avesso (Ceumar-- Alice Ruiz) 2003 / Girias do Norte (Jacinto Silva-Onildo Almeida)1999 / Parede-Meia (Kléber Albuquerque) 2003 / Pecadinhos (Zeca Baleiro) / 1999 .


Nenhum comentário: