domingo, 7 de dezembro de 2008

EDNARDO

José Ednardo Soares Costa Sousa - EDNARDO . Nasceu em Fortaleza, a 17 de abril de 1945, cantor e compositor brasileiro.
Consagrado em todo o Brasil, suas músicas tocam em vários países: Portugal, Espanha, França, Japão, Israel, Alemanha, Itália, Holanda, Argentina, Uruguai, Cuba, México, comunidades Latino-Americanas de Miami, Orlando, New Jersey, New York, constatando que suas músicas tocam espontaneamente em vários paises e continentesA partir de 70, quando venceu Festival Nordestino da Música Brasileira, promovido pelos Diários e Rádios Associados - TV Tupi, Ednardo completa 35 anos de carreira artística, são mais de 300 músicas e letras, distribuídas em 15 Discos Originais, 15 discos de compilações, 4 Trilhas Musicais de Cinema, 2 Trilhas Musicais para Teatro, 2 Vídeos com Especiais de TV, e reconhecimento do público e da crítica especializada, como um dos mais importantes artistas da Música Popular Brasileira. Sua obra abrangente toca e repercute em várias gerações com vigor criativo e comunicativo, próprio de quem realiza arte íntegra, vital e necessária às pessoas de qualquer nacionalidade e parâmetros musicaisOs sucessos e standarts discográficos cantados por Ednardo, tais como: *Terral *Pavão Mysteriozo *Artigo 26 *Flora *A Manga Rosa *Beiramar *Carneiro *Enquanto Engoma a Calça *Imã *Rubi *Longarinas *Pastora do Tempo *Lagoa de Aluá *Ingazeiras, e outros de seu extenso e importante repertório, têm poder de conquistar o público em diversos segmentos sociais, faixas etárias, permanecendo através dos tempos, com a mesma importância artística.A abrangência multi mídia que a arte de Ednardo alcança, faz com que a aceitação de Shows e Discos, sejam realizados junto ao público nos mais diferentes segmentos do mercado.
Ednardo é autor de várias trilhas musicais de cinema e tv. Repercute até hoje no Brasil e exterior a música Pavão Mysteriozo, trilha de abertura da novela Saramandaia TV Globo, (Dias Gomes com Direção de Walter Avancini), e dos filmes: Luzia Homem, (Fábio Barreto); Tigipió; O Calor da Pele, (Pedro Jorge de Castro); Cauim (Ednardo), onde produz, roteiriza e dirige o filme homônimo ao disco Cauim; Na novela Tocaia Grande - sobre obra de Jorge Amado - TV Manchete, (Walter Avancini), realiza a música de cordel de encerramento do folhetim e participa como ator no personagem Cantador, no capítulo final.
Em "Luzia Homem", além de realizar trilha musical, Ednardo também é ator no personagem Poeta de Cordel, o filme teve bilheteria recorde no Brasil, sucesso na Europa, Festival de Huelva - Espanha, Festival de Cannes-Paris, e Estados Unidos, em rede coast to coast de TV.Em "Tigipió" - A trilha musical, é premiada nos festivais de Karlov Vary / Checoslováquia, e em Verona / Itália, o filme foi ao ar em rede de TV na Iugoslávia. Em "O Calor da Pele" - a trilha obteve aplauso e público no Festival Internacional de Cinema da Argentina e nos Festivais - Cine Ceará, em Fortaleza e no Festival de Cinema de Brasília.Em "Cauim", com Direção, Roteiro e Música de Ednardo, evidencia a proximidade do Artista com o Cinema, foi projetado em todas as apresentações de Shows 78 / 79, junto ao disco de mesmo título.Aura Edições Musicais produziu Especiais de TV com Ednardo, transmitidos em rede nacional: Ednardo - Ceará Quatro Estações; Ednardo - Especial. Programas plenos de músicas, em VHS que serão em breve, lançados em DVDs.Em Fevereiro de 2006, a EMI Music lança três CDs de Ednardo, trilogia gravada entre 82 a 85 - "Terra da Luz"; "Ednardo"; "Libertree". São trinta músicas com sabor de inéditas, visto que até então, o grande público não tinha acesso as gravações originais dos LPs gravados neste período. Neste ano a EMI disponibiliza ao público, durante as comemorações de 35 anos de carreira do Artista.Aura Edições Musicais, gravou outros CDs, que estão em fase de pós-produção, serão lançados no segundo semestre de 2006, um com trilhas de cinema, e outro com gravações ao vivo e em estúdio.Mais de 50 intérpretes têm gravado músicas de Ednardo, entre os quais: Elba Ramalho, Fagner, Belchior, Ney Matogrosso, Vânia Abreu, Luiz Caldas, Paul Mauriat, Amelinha, Ceumar, Cláudio Lins, Inti-Aymará & Nacha, Nonato Luiz, Renato Aragão, Eliana Pittman, André Saísse, Olga Ribeiro, Rogério Soares, Régis Soares, Mona Gadelha, Marcus Brito, Josildo Sá, Lúcia Menezes, Moisés Santana. Bandas: Paralela, Terramérica, Baião de Corda, Grupo Mawaca, entre outros de merecidas importâncias. (fonte: http://www.ednardo.com.br/ ).

Considero Ednardo, do início de sua carreira até o disco lançado em 1979, um marco de distinção na música popular brasileira. (Blog.)
Ouça algumas preciosidades de Ednardo, nos excertos dos áudios abaixo:Aguagrande (1974) (Augusto Pontes - Ednardo) / Rendados (Tânia Araújo - Ednardo) (1978) / Pastora do tempo (Ednardo)(1977) / Longarinas (Ednardo)(1976) / Sonidos (Ednardo) (1976) / Torpor (Ednardo)(1979) / Avião de Papel (Ednardo)(1974).

Nenhum comentário: